quinta-feira, 24 de julho de 2025

Na hora certa


Teus pecados estão perdoados, vá e não peques mais para que não lhe aconteça coisa pior. Está é uma das afirmações de Jesus Cristo muito fácil de se entender; existem algumas maneiras de compreender o que Jesus ensina com essa advertência, sempre é claro, em relação ao estado de graça que uma alma se encontra quando volta ao seu estado de batismo, através da reconciliação com Deus no perdão dos pecados.

Mas o que será que podemos concluir quando Jesus diz que nos pode acontecer coisa pior se pecarmos mais?

Nem é tão difícil assim de compreender. Vamos recorrer ao passo a passo para nos tranquilizarmos sobre aquilo que Jesus nos ensina. Vale o lembrete, aqui estamos pautados na doutrina católica. Pois bem, a pessoa está em estado grave, sabe que o que decidiu fazer é proibido por Deus, mesmo assim decidiu fazer, cometer o erro, pecar. Se morresse imediatamente após este cometimento transgressor, a economia da salvação doutrinal católica nos ensina que a perdição eterna da alma seria o seu destino final. Claro, excetuando-se as impossibilidades que Deus tem por seu poder que estão além do nosso saber (Deuteronômio 29,29).

Sendo assim, a pessoa que, pela graça de Deus, pode receber em vida o perdão dos pecados, retornando para o estado anterior, na amizade com o Altíssimo, pode lhe suceder em seguida a morte que esta estará segura junto do Pai Celeste. Por conseguinte, quando o Cristo adverte para não tornar a pecar pois pode por essa atitude lhe acontecer coisa pior, biblicamente falando, duas coisas estão confirmadas que podem ocorrer, entre outras.

A primeira é que não devemos abusar da misericórdia de Deus e sempre contar com uma vida em pecado sendo-nos poupados de morrer assim, esperando que nosso pedido sincero de coração aconteça dentro do arrependimento. O ensino diz que o quanto antes se deve corrigir das más ações. Não é quando der é o quanto antes, pois se teve tempo para pecar e porque se justifica com falta de tempo a razão para não se emendar? É isso que Jesus diz, para levarmos a sério as ações dele para conosco.

A segunda é que quando se reincide a queda é sete vezes pior que o estado original (Mateus 12,45). Fácil de compreender, basta olharmos para os viciados, que cada vez mais precisam de mais entorpecentes para se manterem no estado que a droga proporciona, lhes sendo impossível por forças próprias retroceder para seu estado sadio antes da consumação do vício. Então, concluímos que “na hora certa” não é quando der tempo é o quanto antes.

Fonte: Jefferson Roger


Nenhum comentário:

Postar um comentário