O Rosário


Rosário de Nossa Senhora (tradicional)


SACRATÍSSIMO ROSÁRIO - entregue por Nossa Senhora a São Domingos de Gusmão, rezado com as petições de São Luiz Maria Grignion de Monfort

Inicio do rosário: Ó Rainha Celeste, por este santo rosário, atamos todos os pecadores e todas as nações ao
teu Coração Imaculado. Creio...

Em seguida: Pai Nosso...

Nas 3 contas iniciais: Ave-Maria...

Após as 3 Ave-Maria: Glória ao Pai, ao Filho, ao Espírito Santo, como era no principio, agora e sempre amém.
Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.
Ó meu Jesus, protegei e salvai os não nascidos e as nossas familias.
Graças ao mistério do sacratíssimo rosário, descei em nossas almas assim seja.

MISTÉRIOS GOZOSOS:

1º Mistério: Anúncio do Anjo Gabriel a Maria e pedimos por este mistério a virtude da humildade.
2º Mistério: Visita de Nossa Senhora a Santa Izabel e pedimos por este mistério a virtude da caridade.
3º Mistério: Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo em Belém e pedimos por este mistério o amor a pobreza, o desprezo a riqueza e o desapego das coisas da terra.
4º Mistério: Apresentação do menino Jesus no templo e pedimos por este mistério a purificação de nossos sentidos do corpo e da alma.
5º Mistério: Encontro do menino Jesus com os doutores da lei no templo e pedimos por este mistério o dom da sabedoria.

MISTÉRIOS DOLOROSOS:

1º Mistério: Agonia de Jesus no horto das oliveiras e pedimos por este misterio a contrição de todos os nossos pecados.
2º Mistério: Flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo e pedimos por este mistério a mortificação de todos os nossos sentidos.
3º Mistério: Coroação de espinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo e pedimos por este mistério o desprezo ao mundo.
4º Mistério: Carregamento da cruz até o calvário e encontro com Maria pelo caminho e pedimos por este mistério a paciência em todas as cruzes do nosso dia a dia.
5º Mistério: Crucificação de Nosso Senhor Jesus Cristo e pedimos por este mistério a perseverança dos justos, alivio das almas do purgatório, a conversão de todos os pobres pecadores e a nossa santificação e salvação através das santas chagas da paixão.

MISTÉRIOS GLORIOSOS:

1º Mistério: Ressureição de Nosso Senhor Jesus Cristo e pedimos por este mistério o desejo do amor de Deus e o fervor ao seu serviço.
2º Mistério: Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo e pedimos por este mistério o desejo ardente dos céus, nossa cara pátria.
3º Mistério: Descida do Espírito Santo no cenáculo aos apóstolos e Maria e pedimos por este mistério o Espírito Santo em nossas almas com a plenitude de seus dons.
4º Mistério: Assunção de Nossa Senhora aos céus e pedimos por este mistério uma terna devoção a tão boa Mãe e um amor fiel a Ela e a Santíssima Trindade.
5º Mistério: Coroação de Nossa Senhora como rainha dos céus e pedimos por este mistério a perseverança na graça, a perfeição na vida consagrada e a coroa da glória eterna.

Nas contas grandes: Pai Nosso...

Nas contas pequenas: Ave-Maria...

No final de cada dezena: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no principio agora e sempre, amém.
Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, e socorrei principalmente as que mais precisarem. Ó meu Jesus, protegei e salvai os não nascidos e as nossas famílias.
Graças ao mistério (falar o mistério), descei em nossas almas assim seja.

Oração final: Infinitas graças vos damos ó soberana rainha, pelos benefícios todos os dias recebemos de vossas mão liberais. Dignai-vos agora e para sempre tomarmos debaixo do vosso poderoso amparo, e para mais vos agradecer lhe saudamos dizendo:
Salve Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa salve. A vós bradamos os degredados filhos de Eva. A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia pois, advogada nossa, esse vossos olhos misericordiosos à nós volvei. E depois deste desterro mostrai-nos Jesus, Bendito é o fruto do vosso ventre. Ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!


Promessas do santo rosário



1. Aqueles que rezarem com enorme fé o Rosário receberão graças especiais.
2. Prometo minha proteção e as maiores graças aos que rezarem o Rosário.
3. O Rosário é uma arma poderosa para não ir ao inferno: destrói os vícios, diminui os pecados e nos defende das heresias.
4. Receberá a virtude e as boas obras abundarão, receberá a piedade de Deus para as almas, resgatará os corações das pessoas de seu amor terreno e vaidades, e os elevará em seu desejo pelas coisas eternas. As almas se santificarão por meio do Rosário.
5. A alma que se encomendar a mim no Rosário não perecerá.
6. Quem rezar o Rosário devotamente, e tiver os mistérios como testemunho de vida, não conhecerá a desgraça. Deus não o castigará em sua justiça, não terá uma morte violenta, e se for justo, permanecerá na graça de Deus, e terá a recompensa da vida eterna.
7. Aquele que for verdadeiro devoto do Rosário não perecerá sem os Sagrados Sacramentos.
8. Aqueles que rezarem com muita fé o Santo Rosário em vida e na hora de sua morte encontrarão a luz de Deus e a plenitude de sua graça, na hora da morte participarão do paraíso pelos méritos dos Santos.
9. Livrarei do purgatório àqueles que rezarem o Rosário devotamente.
10. As crianças devotas ao Rosário merecerão um alto grau de Glória no céu.
11. Obterão tudo o que me pedirem mediante o Rosário.
12. Aqueles que propagarem meu Rosário serão assistidos por mim em suas necessidades.
13. Meu filho concedeu-me que todo aqueles que se encomendar a mim ao rezar o Rosário terá como intercessores toda a corte celestial em vida e na hora da morte.
14. São meus filhinhos aqueles que recitam o Rosário, e irmãos e irmãs de meu único filho, Jesus Cristo.
15. A devoção a meu Rosário é um grande sinal de profecia.

Bênçãos do terço (magistério dos papas)



1. Os pecadores obtêm o perdão.
2. As almas sedentas se saciam.
3. Os que estão presos se verão livres.
4. Os que choram encontraram alegria.
5. Os que são tentados encontram tranquilidade.
6. Os pobres são socorridos.
7. Os religiosos são reformados.
8. Os ignorantes são instruídos.
9. Os vivos triunfam sobre a vaidade.
10. Os mortos alcançam a misericórdia por via dos sufrágios.

Vantagens de se rezar o terço (São Luís Maria Grignion de Montfort)



1. Eleva-nos insensivelmente ao conhecimento perfeito de Jesus Cristo;
2. Purifica as nossas almas do pecado;
3. Faz-nos vitoriosos contra todos os nossos inimigos;
4. Torna-nos fácil a prática das virtudes;
5. Abrasa-nos no amor de Jesus Cristo;
6. Enriquece-nos de graças e de méritos;
7. Fornece-nos com o que pagar todas as nossas dívidas com Deus e com os homens;
8. Por fim, faz-nos obter de Deus toda espécie de graças.

Catequese sobre o Santo Rosário



Os mistérios luminosos acrescentados por São João Paulo II não são divulgados na prática da oração do santo Rosário neste blog devido a seu caráter de opcionalidade proposto pelo próprio pontífice em sua "CARTA APOSTÓLICA ROSARIUM VIRGINIS MARIAE DO SUMO PONTÍFICE JOÃO PAULO II AO EPISCOPADO AO CLERO E AOS FIÉIS SOBRE O ROSÁRIO", publicada em 2002 onde lá diz assim em seu número 19:

"Considero, no entanto, que, para reforçar o espessor cristológico do Rosário, seja oportuna uma inserção que, EMBORA DEIXADA À LIVRE VALORIZAÇÃO DE CADA PESSOA E DAS COMUNIDADES, lhes permita abraçar também os mistérios da vida pública de Cristo entre o Baptismo e a Paixão".

E agora vou explicar porque São João Paulo II colocou como OPCIONAL a recitação dos mistérios luminosos. Ele que foi um papa mariano, consagrado a Virgem Santíssima pelo método do Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem escrito por São Luiz Maria Grignion de Monfort, não poderia "por causa da sua consagração total" fazer valer a sua vontade perante a vontade da Mãe de Deus, pois não é isso que ensina a verdadeira devoção. Vamos a questão.

No livro O Segredo do Rosário de São Luiz Maria diz assim: "Mas foi somente no ano de 1214, que a Santa Madre Igreja recebeu o Rosário na sua forma presente e de acordo com o método que usamos hoje. Ele foi dado a Igreja por São Domingos que o recebeu da Bem-aventurada Virgem como um meio poderoso de converter os albigenses e outros pecadores". Já começamos bem. Segundo o santo o Rosário é uma oração que vem do céu pois foi entregue pelas mãos da Mãe de Deus em pessoa.

E o santo continua a relatar como se deu isso. Vamos acompanhar mais um trecho do livro: “Vendo São Domingos que a gravidade dos pecados dos homens estava obstruindo a conversão dos albigenses, adentrou-se numa floresta perto de Tolosa onde orou incessantemente por três dias e três noites. Durante este tempo, ele não fez nada a não ser chorar e fazer duras penitências a fim de apaziguar a ira do Poderoso Deus. Ele se utilizou de disciplina tão drástica que seu corpo estava dilacerado e finalmente caiu em coma. Nesta hora Nossa Senhora apareceu-lhe, acompanhada de três Anjos, e lhe disse:“Querido Domingos, você sabe de que arma a SANTÍSSIMA TRINDADE quer usar para mudar o mundo?” São Domingos respondeu:

“Oh, minha Senhora, vós sabeis bem melhor do que eu pois, depois de vosso Filho JESUS CRISTO, vós tendes sido sempre o principal instrumento de nossa salvação.” Nossa Senhora respondeu-lhe: “Quero que saibas que, a principal peça de combate tem sido sempre o Saltério Angélico que é a pedra fundamental do Novo Testamento. Assim quero que alcances estas almas endurecidas e as conquiste para DEUS, com a oração do meu Saltério.” Aqui percebemos que Nossa Senhora faz alusão aos 150 salmos do antigo testamento, quando fala do Saltério Angélico. E notem que ela diz que "tem sido sempre". Isso porque em séculos passados, muitos cristãos que não eram alfabetizados, não podiam exercitar sua religiosidade através da citação dos salmos, como faziam os monges e religiosos da época. E para isso a solução foi a prática devocional de 150 orações da Ave-Maria. Posteriormente a estrutura das orações do Rosário foram sendo organizadas, mas com esse acontecimento narrado da vida de São Domingos, não existe sombra de dúvida, pois o que foi dito veio da boca da Virgem Santíssima, de que o Saltério, as 150 orações da Ave-Maria é o que por fim configura o teor do Rosário.

Continuemos com mais um trecho do livro que relata o que se passou após esse encontro entre a Virgem Santíssima e São Domingos de Gusmão: "Então ele levantou-se muito consolado, e inflamado de zelo pela conversão dos homens naquele distrito e dirigiu-se diretamente à Catedral. Imediatamente, Anjos invisíveis tocaram os sinos a fim de ajuntar as pessoas e São Domingos começou a pregar. Assim que iniciou seu sermão, desencadeou-se uma tempestade terrível, a terra tremeu, o sol se escureceu, houve tantos trovões e raios que todos ficaram muito temerosos. Ainda maior foi o seu medo quando olharam à imagem de Nossa Senhora, exibida em local privilegiado, e a viram levantar os braços em direção aos Céus, três vezes, para acalmar a vingança de Deus sobre eles, caso eles falhassem em se converter, arrumar suas vidas e procurar a proteção da Santa Mãe de Deus. DEUS quis, por meio destes fenômenos sobrenaturais, espalhar a nova devoção do Santo Rosário e fazer com que este fosse mais vastamente divulgado."

Mais adiante no livro, São Luiz Maria dá outra belíssima explicação a respeito do Rosário, acompanhemos: "Desde quando São Domingos estabeleceu a devoção do Santo Rosário até ao tempo em que o Bem-aventurado Alano de la Roche o restabeleceu em 1460, ele foi chamado de O Saltério de JESUS e Maria. Isto é devido ao fato dele possuir o mesmo número de Saudações Angelicais (Ave-Maria) como os 150 Salmos de Davi. Já que pessoas simples de educação formal não conseguem rezar os Salmos de Davi, o Rosário é considerado tão proveitoso a elas como o Saltério de Davi é para outros.

Contudo o Rosário pode ser considerado até mais valioso que os Salmos por três razões;

1- Primeiramente, porque o Saltério Angélico possui um fruto mais nobre, a saber, o Verbo Encarnado, a quem o Saltério Davídico somente o profetiza;

2- Em segundo lugar, assim como a realidade é mais importante do que a prefiguração, e o corpo é mais importante que uma sombra, da mesma forma o Saltério de Nossa Senhora é mais grandioso que o Saltério de Davi que nada mais fez que prefigura-lo;

3- E em terceiro lugar, por ser o Saltério de Nossa Senhora (ou o Rosário composto de PAI Nossos e Ave Marias) uma obra direta da SANTÍSSIMA TRINDADE e não foi feito através de um instrumento humano.

O Saltério de Nossa Senhora ou o Rosário é divido em três partes de cinco dezenas cada, por cinco razões especiais:

1ª - Honrar as três Pessoas da SANTÍSSIMA TRINDADE;
2ª - Honrar a vida, morte e glória de JESUS CRISTO (e de Maria);
3ª – Imitar a Igreja Triunfante, ajudar os membros da Igreja Militante e diminuir as dores da Igreja sofredora;
4ª – Imitar os três grupos nos quais os Salmos são divididos:

a) O primeiro sendo para a vida purgativa;
b) O segundo para a vida iluminativa;
c) O terceiro para a vida unificativa.

5ª – E, finalmente, nos dar graças em abundância durante nossa vida, paz na morte, e glória na eternidade".

Para concluir este trecho da explicação vamos acompanhar mais um trecho do livro onde Nossa Senhora diz a São Domingos: “Quando os fiéis rezam as Cento e cinquenta Ave Marias e os Quinze PAI Nossos, muito me agradam e esta devoção é eficaz para se obter graças. Mas a eficácia aumenta muito mais e me agradarão mais ainda se, enquanto se rezar, meditar na Vida, Paixão, Morte e Ressureição de JESUS CRISTO, pois a meditação é a alma desta devoção.”

Continuando com a explicação é de se saber também, que o sucessor de João Paulo II, o papa Bento XVI confirmou o caráter de OPCIONALIDADE dos mistérios luminosos ao publicar a seguinte explanação: "Meu dever para com a Igreja e o mundo, tento cumprir com uma oração que ocupa todo o meu dia'. Oração mental ou verbal, Santidade?, ocorreu-me perguntar, talvez banalmente. Sua resposta foi imediata: 'Sobretudo verbal: o rosário completo, COM SEUS TRÊS MISTÉRIOS; depois os salmos, as orações escritas pelos santos e as passagens bíblicas e invocações do breviário'. A oração mental é proporcionada por suas muitas leituras de textos de espiritualidade, que se unem aos de teologia e exegese bíblica." Sábias palavras de Bento XVI, um dos maiores teólogos que o mundo conhece.

Por fim, conclui-se que a sabedoria destes dois grandes papas não iria permitir que eles "modificassem" algo que vem dos céus e foi por isso que João Paulo II , "sugeriu" os mistérios luminosos. Ele não poderia alterar com caráter de obrigatoriedade pois se o fizesse estaria desobedecendo tantas exortações da Mãe de Deus, que ao longo da história da humanidade pediu a oração diária do santo Terço e também do santo Rosário. Lembremos de Fátima, quando ela assim o fez aos três pastorinhos. Era o ano de 1917.

___________________________________________________________________

Escreve São Luiz Maria Grignion de Monfort em seu livro O Segredo do Rosário: "Se você rezar o Rosário fielmente até a morte, eu lhe asseguro que, apesar das gravidades de seus pecados “alcançareis a incorruptível coroa da glória” (1 Pd 5,4) Mesmo que você esteja a beira da condenação eterna, mesmo que você já tenha um pé no inferno, mesmo que você já tenha vendido sua alma ao diabo como os feiticeiros fazem ao praticar a magia negra, e mesmo que você seja um herege obstinado, como um diabo, inevitavelmente você se converterá, consertará sua vida e JESUS salvará sua alma. Guarde bem o que eu vou dizer, se você rezar o Santo Rosário devotamente cada dia até a morte, com o propósito do conhecimento da verdade, você obterá a graça do arrependimento e o perdão de seus pecados".

As orações do Rosário

O ROSÁRIO constitui-se de duas realidades: a oração mental e a oração vocal. No Rosário, a oração mental é nada mais que uma meditação sobre os principais mistérios da vida, morte e glória de JESUS CRISTO e de Sua Santíssima Mãe. A oração vocal consiste em se rezar quinze dezenas de Ave Marias, cada dezena precedida por um Pai Nosso, enquanto que ao mesmo tempo medita-se e contempla-se as quinze virtudes principais que JESUS e Maria praticaram, nos quinze mistérios do Santo Rosário. Nas cinco primeiras dezenas nós devemos honrar JESUS e Maria nos cincos Mistérios Gozosos e meditá-los; nas segundas cinco dezenas os Mistérios Dolorosos e no terceiro grupo de cinco, os Mistérios Gloriosos. Assim, o Rosário torna-se uma mistura bendita de oração mental e vocal pela qual honramos e aprendemos a imitar os mistérios e as virtudes da vida, paixão, morte e glória de JESUS e Maria.

E acrescenta o santo: "Caro leitor, prometo a vocês que se praticarem esta devoção e ajudarem a divulgá-la, vocês aprenderão mais do Rosário do que qualquer livro espiritual". E ainda mais, vocês terão a felicidade de serem recompensados por Nossa Senhora, de acordo com as promessas que ela mesma fez a São Domingos, ao Bem-aventurado Alano de La Roche e a todos aqueles que praticam e encorajam esta devoção que é tão querida para ela. Pois, o Santo Rosário ensina as pessoas sobre as virtudes de JESUS e Maria, os leva a oração mental e imitar Nosso SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO. Ele nos ensina a aproximar sempre dos Sacramentos, a batalhar pelas virtudes cristãs e a fazer todo tipo de boas obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário