segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Não se iluda


Nossa felicidade não pode ser forjada, moldada, forçada ou adaptada aos desejos pessoais. Essa é uma questão muito delicada porque normalmente se quer uma vida de conforto, longe de problemas, sem dificuldades, sofrimentos, só alegria e longevidade. No entanto, nunca foi assim desde o início dos tempos. Na bíblia, acompanhando a história da humanidade, percebemos o quanto viver dá trabalho e exige grande dose de comprometimento e responsabilidade.

Se nunca foi assim por que de séculos para cá, e cada vez mais, as pessoas querem uma vida diferente da vida que sempre se apresentou para a humanidade?

Claro, é evidente que “as coisas ruins” da vida dão trabalho e dor de cabeça para qualquer um sem exceção, todavia, no sermão da montanha Jesus nos aponta alguns critérios bem simples, algumas diretrizes bem polidas relacionadas ao modo de viver. Vale um destaque. Mateus 6,31-34 – “Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos? São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso. Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo. Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado”.

À primeira vista a mensagem pode causar estranheza, pois parece que Jesus proíbe que a pessoa se preocupe até com a proximidade de seu sustento no dia seguinte. Não é isso! Jesus está ensinando que devemos viver cada dia como se fosse o último, embora planejemos o dia seguinte. Por isso ele diz para buscarmos primeiro o reino de Deus, se deixarmos para fazer isso amanhã, poderá ser tarde. E o cuidado que devemos dispensar a cada dia existe, mesmo quando se planeja para o amanhã ou o depois, mas no hoje é primeiro com o reino de Deus, lugar de nossa morada eterna que devemos nos preocupar. O Cristo mesmo nos alertou em Marcos 13, 23 e 33 – “Fica de sobreaviso, eis que vos preveni de tudo”, pois, se nos iludirmos achando que depois teremos tempo para nos voltar para Deus, poderá ser tarde.

Fonte: Jefferson Roger


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário