sexta-feira, 16 de abril de 2021

A pessoa mente para conseguir o que quer


A mentira desde muito tempo – tempos bíblicos diga-se de passagem – é uma “carta na manga”, um excelente recurso para obtenção de algo ou alguma coisa. Já começou a entrar em cena quando a serpente a utilizando convenceu que o fruto proibido fosse cobiçado e ingerido. Depois, aliado a esta mentira começou o jogo do empurra-empurra, numa tentativa de tirar a culpa dos próprios ombros.

A verdade é mais fácil de lembrar, propagar e defender, embora muitas vezes seja dura e amarga. A mentira requer um esforço teatral constante para que tenha êxito; esforço esse que culminará em derrocada porque a ilusão de se dar bem e enganar a todos não se aplica a Deus.

Eclesiastes 12,13-14 – “Teme a Deus e observa seus preceitos, é este o dever de todo homem. Deus fará prestar contas de tudo o que está oculto, todo ato, seja ele bom ou mau”. Eclesiástico 39,23-24 – “A salvação que ele (o Senhor Deus) dá não será mesquinha. São-lhe apresentadas as ações de todos os viventes, nada é oculto aos seus olhos”.

Mateus 6,5-6 – “Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á”. Mateus 6,16-18 – “Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa. Quando jejuares, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto. Assim, não parecerá aos homens que jejuas, mas somente a teu Pai que está presente ao oculto; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á”.

Mateus 9.4 – “Jesus, penetrando-lhes os pensamentos, perguntou-lhes: "Por que pensais mal em vossos corações?” Como vemos, toda a nudez de corpo e alma é e será revelada. A verdade que liberta (João 14,6) é uma só e não é a nossa verdade, ainda mais quando ela está revestida com mentiras. Sem dúvida a mentira pode nos dar muitas coisas, mas como ela “compra pecados” seu salário ao final de nossa vida terrena não é dos melhores. Fiquemos então com o ensinamento do Eclesiástico 4,23-24 – “Meu filho, aproveita-te do tempo, evita o mal; para o bem de tua alma, não te envergonhes de dizer a verdade”.

Fonte: Jefferson Roger


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário